Falando Sobre: A Menina do Vale

Oi pessoal!

Hoje vim falar para vocês, como comentei lá na Fanpage do Abilolando, sobre o livro da empreendedora Bel Pesce: A Menina do Vale – Como o empreendedorismo pode mudar sua vida. Conheci a Bel (o trabalho e a trajetória dela, na verdade) ano passado, quando vi uma galera do meu Facebook compartilhando um curso que haviam feito na empresa dela, a FazInova, uma escola de empreendedorismo e habilidades situada em São Paulo.

A Bel é aquele tipo de pessoa que tem uma trajetória de vida incrível e ainda tão nova, e que você desacredita que realmente possa acontecer. Explico: Ela estudou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) que já é um bom começo pra você começar a se impressionar, e fez uma porrada de curso – engenharia, ciências da computação, inovação, empreendedorismo e outras cositas más – e trabalhou em renomadas empresas no Vale do Silício como Google, Microsoft e trabalhou e fundou algumas startups. Devido à essa experiência enriquecedora, e que mudou a vida dela, a Bel decidiu escrever este livro para compartilhar ideias sobre empreendedorismo, umas quick tips muito bacanas. Ela disponibilizou, em 2012, o livro online na web de forma gratuita e, em menos de um mês, teve mais de 500.000 downloads! Foda, né? Então vamos contar mais um pouco desse livro:

meninavale

A Menina do Vale é um livro super fácil de ler, daqueles que se você tiver duas horinhas, você mata o conteúdo todo. Tem uma linguagem super jovem, clara e direta, o que facilita bastante a fluidez dos textos. Bel trata o tema com muita objetividade e dá dicas importantes para quem quer empreender, seja num projeto específico (e até dentro da empresa que você trabalha), seja na empresa que você esteja criando.O livro impresso tem 22 capítulos, 3 a mais que a versão online e gratuita, num total de 157 páginas.

Em cada capítulo Bel aborda uma característica importante que um empreendedor deve ter, como iniciativa, paixão pelo que faz, dedicação (e muita), amigos, bons contatos e conselheiros, saber aprender com os erros e trabalhar em equipe, entre outros. Alguns capítulos ficaram bem marcantes para mim, e que acredito que levarei para os projetos da minha vida. Bel menciona muito em sua fala que todo empreendedor tem o seu grande sonho, mas que nada acontecerá sem muita dedicação e paixão pelo que faz: esse é o primeiro passo para o sucesso. Não há sucesso da noite para o dia, há, sim, muito trabalho, muitos erros, muitos acertos, mas que todo o processo vale a pena se você realmente acredita e ama o que faz.

Outro aspecto que gostei bastante é a forma com que a autora fala sobre os erros: sim, eles fazem parte de todo processo, e é importante que se erre, contanto que esse erro vire um aprendizado. Saber exatamente o que você errou e aprender com aquilo, fará com que você tome novas decisões mais assertivas. O erro deve ser desmistificado e tudo bem errar, isso faz parte da jornada. E a jornada é que deve ser valorizada!

Além disso, há outras coisas que Bel menciona como partes importantes no processo empreendedor: o poder do networking, a importância de sairmos da nossa zona de conforto, de sermos humildes, de sabermos fazer um bom e eficiente plano de negócios, entre outros. Há partes no livro que ela atrela essas características à criação de uma startup, mas são dicas tão valiosas que certamente podem ser aplicadas mesmo que você não seja dono de uma empresa, basta querer que um projeto aconteça!

menina-do-vale-168694,2

Este é um livro que vale a pena ser lido! Você pode encontrar o impresso nas livrarias de todo Brasil, ou baixar o livro gratuitamente no site oficial da Menina do Vale. Este sábado fui a uma palestra da Bel, em que ela está lançando seu terceiro livro, A Menina do Vale 2, e é incrível. É engraçado como ela consegue mesclar com muita propriedade, humor, simpatia e humildade os conteúdos de empreendedorismo com a conquista dos nossos sonhos. Adorei! A Bel fará palestras em todas as capitais do país, para ver as datas, entre no site do Legado – A Menina do Vale.

É isso (ou tudo isso). Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s