Receitinha: Risoto de Gorgonzola e Pera

Se tem uma coisa que eu gosto, e gosto MUITO é risoto. Gente, que prato maravilhoso. Quando eu era pequena, minha avó vivia fazendo risoto, mas descobri anos depois que aquilo não era risoto, e sim arroz de forno, haha. Depois que descobri o arroz arbóreo, descobri o verdadeiro risotto italiano e amo! Amo risoto de aspargos com queijo brie, de castanha do pará com abobrinha e tudo mais que tiver. É um prato delícia e, que na minha opinião, fica perfeito com uma carne. Semana passada tentamos fazer um risoto em casa (nunca havíamos feito aqui) e não é que ficou MUITO bom?? Fizemos Risoto de Gorgonzola e Pera. É ótimo porque é a típica receita agridoce, a pera e a gorgonzola ficam deliciosas juntas! Puro amor e mega fácil de fazer. Quer aprender?

Risoto de Gorgonzola e Pera

risoto

Você vai precisar de:

– 2 xícaras de arroz arbóreo;
– 2 peras;
– 1/2 limão;
– 5 colheres de sopa de queijo gorgonzola;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1/2 cebola picada em cubinhos;
– 1/2 xícara de vinho branco seco;
– Caldo de galinha;
– Queijo parmesão ralado;
– 1 colher de manteiga;
– Sal e Pimenta do Reino a gosto.

Para fazer, é muito simples (e bem rápido): derreta o tablete de caldo de galinha em mais ou menos 1 litro e meio de água e ferva. Quando o líquido já tiver fervido, deixe em fogo baixo. Enquanto isso, descasque as duas peras em cubinhos (sem a casca) e despeje o suco de 1/2 limão em cima (para a pera não escurecer) e reserve. Pique a cebola e cubinhos e coloque em uma panela com o azeite já quente e refogue. Quando a cebola estiver transparente, adicione o sal e a pimenta, aumente o fogo e despeje o arroz arbóreo e mexa um pouco. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho tiver evaporado, adicione uma concha do líquido do caldo de galinha e mexa bem até secar. Vá adicionando o caldo de galinha neste procedimento (mexa até secar, adicione mais) por uns 10 ou 15 minutos. Acrescente o queijo gorgonzola em cubos e as peras e continue misturando. E é isso. Ao servir, salpique um pouco de parmesão por cima do risoto, já no prato.

Como saber o ponto do risoto? Ele deve estar BEM cremoso, mas os grãos devem estar al dente (meio durinhos). Se você perceber que os grãos estão muito duros, continue o processo de adicionar o líquido do caldo de galinha.

Serve quanto? Olha, essa receita rende bem, para duas pessoas com bastante fome. Aqui em casa a gente adora fazer umas comidinhas mais gourmets, mas sem miséria. Nada daquelas comidinhas que mal dão 1/3 do prato né? E ah, servimos junto com um steak de contra filé, mas se você preferir, pode comer o risoto sozinho que já é uma delícia!

risoto2

Beijinhos e bon appetit!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s