Falando Sobre: Jogos Vorazes

Esse final de semana, como o Pedro teve plantão de um freela novo, aproveitei para ficar em casa assistindo filmes e revi Jogos Vorazes, tanto o primeiro como o segundo. Já tinha visto ambos, o primeiro há um tempão, acho que há uns 2 anos, e o segundo há pouco tempo, no Netflix, para aproveitar que o novo filme da saga estreia no dia 19 de novembro e deixar as informações bem fresquinhas. Confesso que quando vi o primeiro, há 2 anos atrás, não achei muita graça. Aliás, achei bem chato. Achei a história boba, a direção ruim e o roteiro pior ainda. O segundo já achei bem legal, vem com uma proposta bem diferente que não só pessoas se matando para sobreviverem. Sei que o propósito é bem maior que isso, tem até um quê comunista no filme, tem a questão dos distritos que cada um tem uma característica e um ofício e dos Jogos serem o famoso panis et circensis. But, o filme, não curti.

Assistindo esse final de semana novamente, não é que não odiei tanto? Continuo não achando um filmão (o que de fato não é), mas é um Blockbuster que conseguiu, dessa vez, me entreter. Assisti o segundo na sequência e quando acabou, fiquei morrendo de ansiedade para assistir o novo filme: Esperança! Bueno, como estamos aqui, que tal falarmos um pouco dos filmes? Vale lembrar que os filmes são baseados na trilogia de livros da autora Suzanne Collins.

jogosvorazes

Jogos Vorazes (2012)

A trama é situada numa nação pós-apocalíptica: Panem, constituída por 12 distritos que são governados pela Capital. A história começa quando Katniss (Jennifer Lawrence) se voluntaria no lugar da sua irmã, Prim, que foi sorteada para ser o tributo feminino em um jogo criado pelo governo da Capital após uma tentativa de revolta de Panem, onde são escolhidos um garoto e uma garota de cada distrito como tributo, entre 12 e 18 anos, que são mandados para uma arena comandada por computadores e condenados a lutar até a morte, até que somente um sobreviva, como uma forma de controlar a população e evitar possíveis rebeliões. Katniss se vê dividida pela luta pela sobrevivência, além de ter um conflito moral sobre sua ação no jogo, em que deve-se matar para viver. Além disso, se vê balançada entre sua relação amorosa com Gale (um namorado que ela deixou no Distrito 12, aka irmão do Thor) e com Peeta (tributo masculino que participou dos jogos aka Josh Hutcherson ♥). Esse jogo é o famoso Pão e Circo. Durante o jogo, várias coisas acontecem e não somente os tributos têm que se preocupar com seus oponentes, mas também com os controladores do jogo, que podem mudar o rumo das coisas e inserir novas estratégias, desastres e predadores a qualquer momento, em tempo real. É bem bacaninha o filme pra assistir naquele momento que você não tem o que fazer, tipo um domingo à tarde, e não quer pensar muito, sabe?

(AVISO: A PARTIR DAQUI, VOCÊ RECEBERÁ SPOILERS. CASO NÃO TENHA VISTO O
PRIMEIRO FILME, NÃO LEIA AS INFORMAÇÕES ABAIXO!)

Em Chamas (2013)

Após a manobra de Katniss e Peeta para vencerem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Panem entrou um estado de caos. Na Capital, o ato dos tributos foi encarado como um ato de amor. Nos distritos, foi um ato de rebelião contra o cruel governo que rege o País. Sob pressão do próprio Presidente Snow, Katniss e Peeta terão que consertar o que fizeram na turnê da vitória e convencer toda população que estão realmente apaixonados. Mas o Massacre Quaternário (uma edição reformulada dos Jogos Vorazes, que ocorre a cada 25 anos) está vindo prometendo mudar pra sempre a história de Panem e do casal de amantes desafortunados do distrito 12. Nesse novo jogo, são escolhidos todos os ganhadores dos jogos anteriores para um novo jogo, e assim ser nomeado o Vencedor dos Vencedores. Em Chamas é muito bacana, tem um aspecto político muito mais forte, o que torna tudo mais legal. A relação de Katniss x Peeta x Gale fica ainda mais complicada, já que ela se vê dividida pelos dois. O lema desse filme é: Saiba quem realmente são seus inimigos. Bora assistir!

Esperança – Parte I (19 de novembro de 2014)

No começo da trama, Katniss entra no jogos para salvar sua irmã, mas agora, Katniss deverá enfrentar o seu governo, pois uma revolução tomou conta de Panem. Depois que a Capital destruiu o Distrito 12 (onde ela morava), Katniss se refugia no lendário Distrito 13, literalmente destrói os jogos para sempre.  Agora, Katniss precisa escolher, ou salvar a si mesma ou salvar seu povo da opressão da Capital. Para tanto, Katniss se auto-intitula como “Tordo”, (o principal símbolo da rebelião) enquanto luta para salvar Peeta (que está preso na Capital) e sua nação, movida por sua coragem.

Assista o trailer legendado:

Ó, só sei que tô bem ansiosa pra ver esse filme ein, quarta-feira estarei no cinema pra conferir. A série, pelo que percebe-se, está amadurecendo e as propostas estão mais maduras, mais sérias e a direção está mais interessante, bem como a fotografia. Tem atores ótimos em todos os filmes, o que já faz valer a pena. E ai, você vai assistir?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s