Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 3) – Curso de Inglês e Hospedagem

Oi gente!! Como vocês sabem, há 4 anos fui para Vancouver – Canadá fazer intercâmbio. Fiquei por lá 1 mês e meio, mais ou menos, e decidi compartilhar essa experiência com vocês (que é puro amor ♥) por meio da série de posts “Meu Intercâmbio em Vancouver”. Nos dois primeiros posts contei como escolher a escola, a cidade que você quer morar, como é o processo de visto, viagem, imigração na chegada do país e tudo mais. Se você perdeu, leia os dois posts abaixo antes (e volte aqui depois, hahaha):

Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 1) – Primeiros Passos

Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 2) – Fazendo as Malas e Viajando

VANCOUVER

Bom, agora vamos para o post de hoje que será bem bacaninha. Hoje falarei um pouco das opções que você tem de cursos de inglês no Canadá (não abordarei cursos vocacionais e graduações no Canadá, ok? Apenas cursos de Inglês como Segunda Língua – English as a Second Language), como funciona a escola de línguas e a hospedagem. Só de falar nesse assunto, o meu coração já fica todo apertadinho, sabia? Que vontade de voltar pra lá!! Mas, deixemos esse chorume de lado, e vamos direto ao assunto:

Como escolher a melhor opção para me hospedar enquanto estiver estudando?

Bom, quando você faz um intercâmbio, existem algumas opções de hospedagem: Homestay, Student’s Residence ou Apartment. Ou seja, você pode ficar em casa de família, em uma residência estudantil ou alugar um apartamento por lá (ou sozinho, ou dividir com mais estudante), fica ao seu critério e o que se encaixa mais com a minha personalidade. Como funciona cada hospedagem?
– Homestay: Nesta opção, você “aluga” um quarto em uma casa de família na cidade (e veja, a família pode ou não ser canadense, ok? Basta ser cidadão residente do país e, por este motivo, você pode ficar com famílias filipinas – que tem inúmeras – de outras nacionalidades e canadenses também). Nesta opção, você geralmente tem um quarto individual e banheiro e cozinhas compartilhados (a família te dará a chave da casa e as regras de convivência). Geralmente, neste pacote, também estão inclusas de 2 a 3 refeições diárias, e você pode até levar para a escola. É bacana para quem quer praticar o inglês e para menores de idade. Além disso, as casas de família não costumam ficar no centro da cidade (que é onde normalmente a escola é localizada), então você terá que pegar ônibus ou skytrain (metro de lá) para chegar ao local, a média de deslocamento é 40 minutos. O custo de uma homestay gira, por mês, em torno de CAD$ 1,000.
– Student’s Residence: Essa foi a minha opção! Aqui você mora em uma residência estudantil, estilo república (só que mais organizado). A escola que eu estudei, a Canadian College of English Language, tem sua própria residência estudantil, que é um prédio com vários apartamentos dentro. Cada apartamento comporta 3 pessoas: 2 quartos (1 quarto compartilhado com 1 pessoa e 1 quarto individual), 1 banheiro (compartilhado para todos) e 1 cozinha (idem). É muito bacana porque, além de ficar no centro da cidade e me possibilitar ir à pé para a escola, ficava perto de tudo: do Stanley Park (o maior parque de Vancouver e um dos maiores do mundo), de lojas, supermercados e afins. Tudo perto! Mas tem um porém, aqui não são inclusas refeições, então você deve comprar sua comidinha e fazê-la. Para quem mora sozinho é bem ok, né? Além disso, tem estudante de tudo quanto é lugar do mundo lá, e você pode fazer várias amizades! O valor médio em uma residência estudantil, em quarto compartilhado, é de CAD$800,00.
– Apartment: Bom, essa tá óbvia, você aluga um apartamento (provavelmente em downtown) e pode dividi-lo com alguém. Os apartamentos podem ser totalmente mobiliados, ou somente com itens essenciais (todos os apartamentos são alugados com, ao menos, fogão e geladeira). Se você dividir com algumas pessoas, pode gastar até uns CAD$ 450,00.

vancouver1

(essa era a minha residência, linda!!!!)vancouver2

(Vista do meu quarto: Mc Donald’s, Starbucks, Safeway, Pizza Hut… Meu deus!)

E a Escola de Inglês, como funciona?

Essa é a parte mais fácil desse pequeno-grande-post, já que hoje falaremos apenas dos cursos de inglês. Bom, aqui é simples. Você pode fazer intercâmbio mesmo que não fale nada de inglês, tenha apenas uma pequena noção. Ao chegar na escola, no seu primeiro dia de aula, você fará um tour pelas instalações da escola e, já neste dia, fará um teste de inglês, contendo: escrita, escuta, conversação e leitura. Depois é feita uma média e você será encaminhado para um nível: básico, intermediário, avançado (e aí as variações). Você pode iniciar as aulas em qualquer segunda-feira, já que toda segunda feira, um assunto novo é abordado, e você não ficará por fora. Além disso, você pode optar por estudar o dia todo, ou somente pela manhã. Eu optei para estudar das 8h30 às 16h, e funcionava assim: de manhã eu tinha aula de inglês de manhã e à tarde tinha aulas eletivas: você pode escolher conversação, cultura, business, aulas voltadas para certificados, cultura, e assim vai. É bem legal! E ah, vale citar que as salas de aula tem, no máximo, 12 alunos! Eu amei estudar na CCEL, mas saiba: você só pode falar na sua língua nativa nos intervalos e almoço, se falar português (no nosso caso) durante as aulas, com amigo, você leva advertência! Ao fim do curso você ganha um certificado e é isso. Puro amor e super delícia! As aulas são super interativas, têm jogos, leitura de jornal, revista, vídeo e essas coisas. Amo!

vancouvermontagem

(Meu caminho diário para chegar à escola!)

vancouver5

(Rua da Residência Estudantil e o dia que nevou em Downtown!)

cursovancouver

(Turma de Advanced Class, Turma de Conversação e Teacher Michele. Miss it! Na minha sala tinha japonês, chileno, mexicano, iraniano, árabe, coreano..)

Fazer intercâmbio é uma experiência incrível, recomendo de olhos fechados e para qualquer pessoa. Vancouver é uma cidade maravilhosa! Fique ligado nos próximos posts, falarei de curiosidades de Vancouver, passeios para fazer, viagem à Victoria e muito mais!

Um beijo! 🙂

ATUALIZADO!

Acesse o novo post da série: Meu Intercâmbio em Vancouver – Canadá (Parte 4) – Stanley Park, Lynn Valley Park, Gastown e Lookout Tower

Acesse a parte 5: Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 5) – Grouse Mountain, Vancouver Acquarium, Jogo de Hockey e UBC

Acesse a parte 6: Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 6) – 23 Curiosidades sobre a cidade

Acesse a Parte 7: Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 7 – Onde fazer compras de eletrônicos, roupas e souvenirs

Acesse a parte 8: Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 8) – Viajando para Victória

6 comentários sobre “Meu Intercâmbio em Vancouver / Canadá (Parte 3) – Curso de Inglês e Hospedagem

    • Oi Vanessa! Poxa, que bom que gostou e que os posts estão sendo úteis, fico super feliz! 🙂 Vou postar ainda sobre curiosidades, passeios, viagens de final de semana, então é só ficar ligada! Vou comentar também o quanto gastei, sei que é uma dúvida recorrente e também tinha muita quando viajei!

      Um super beijo e boa viagem! Vancouver é incrível!

      Curtir

  1. Olá Júlia , legal que você dividiu essa experiência .
    Estou me preparando para ir a Vancouver e tenho uma dúvida , a residência que voce ficou ,foi por uma agência , ou vocÊ a encontrou quando já estava em Vancouver ?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nem li todos os seus posts ainda, mas ja fiquei encantado com a cidade e tbm com a ideia de fazer intercabio, estava procurando um blog assim, como um GPS, rsrsrs, pois acho que ninguem ficara perdido quando resolver fazer um intercambio apos ler seus posts. Estou qrendo ir em Dezembro para Vancouver e fazer 3 meses de intercambio, e seus posts estao me ajudando bastante e tbm me deixando ancioso para começar os preparativos. obrigado e parabens por esse post maravilhoso.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário