Falando Sobre: Jogo da Imitação

Depois de exatos quatro meses da exibição do Oscar 2015, finalmente assisti Jogo da Imitação! A ideia era fazer uma maratona de filmes que concorreriam ao prêmio até, claro, a entrega. Consegui assistir boa parte dos filmes, mas confesso que alguns acabaram ficando para trás. Para ver os meus filmes escolhidos na Maratona, clique aqui. Lá tem resenha de Boyhood, Birdman, Whiplash, A Teoria de Tudo, Grande Hotel Budapeste, e Livre (Wild). Da lista ainda faltam Sniper Americano e Foxcatcher, mas eu também quero assistir Selma (que também concorreu ao prêmio de Melhor Filme).

jogo-da-imitação

Jogo da Imitação foi lançado este ano, em fevereiro, e junto com Grande Hotel Budapeste foi o filme com mais indicações ao Oscar: melhor filme, diretor (Morten Tyldun), ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Keira Knightley), roteiro adaptado, edição, trilha sonora e design de produção. Destes, levou para casa o prêmio de melhor roteiro adaptado. Na mesma pegada de A Teoria de Tudo, o longa é a biografia de um conhecido físico da década de 40, Alan Turing (aka o cara que inventou o computador), tendo como pano de fundo e contexto a Segunda Guerra Mundial. Jogo da Imitação conta a história de Turing, quando foi contratado pelo governo britânico para coordenar uma equipe que seria responsável por quebrar o Enigma (um código indecifrável – até então – que os alemães utilizavam para se comunicar e enviar mensagem aos seus submarinos.

Durante todo o filme, Turing demonstra toda a sua genialidade com números e enigmas (olha o trocadilho, rsrs), mas nenhum tato no relacionamento interpessoal. No filme, o personagem me lembrou muito o Sheldon de Big Bang Theory, sabe? Claro que com um tom mais dramático, mas muito parecido! A equipe de Turing tem um grande problema em lidar com a sua personalidade forte e excêntrica, mesmo sabendo da sua importância máxima ao projeto. Para driblar esse problema, Turing teve que aprender a trabalhar em equipe e ganha uma grande aliada em sua empreitada: Joan Clarke (interpretada pela linda Keira Knightley). Joan torna-se não somente uma aliada no trabalho de Turing, mas uma amiga próxima e quase confidente. Estima-se que Turing, ao conseguir desvendar o enigma, encurtou a Segunda Guerra Mundial em dois anos e salvou a vida de milhões de pessoas. E não, isso não é um spoiler ok? Sem chororô.

jogo-da-imitação-2

O filme, no geral, é um drama muito bem feito e dirigido, mas sem muitas novidades. Cumberbatch está incrível como Turing e é emocionante vê-lo passar por todas as dificuldades do personagem, principalmente as pessoais. Turing era homossexual em uma época que a intolerância prevalecia, e lidar com sua orientação sexual era quase impossível. O final do filme é extremamente emocionante e me fez chorar! Mas confesso que o filme talvez tenha sido superestimado, principalmente nos Academy Awards.

É um filme maravilhoso, mas não traz muitas novidades ou inovação para a indústria do cinema, e acredito que isso esteja cada vez mais sendo valorizado. Mesmo assim, é um filme que merece ser assistido pela bagagem intelectual e pelo legado deixado por Alan Turing, que eu pouco conhecia antes do filme. Para mim, quando pensava em computador ou tecnologia, só me vinha à mente Steve Jobs ou Bill Gates; e não Turing. Além disso, o filme trata de temas como homossexualidade e feminismo (mesmo que de uma forma bem superficial) com o papel de Keira, que faz uma personagem forte, inteligente e de opinião, que dificilmente eram valorizadas naquela época. Num geral, é um ótimo filme, com excelentes atuações, mas, infelizmente, um pouco do mais do mesmo.

O filme está disponível no Netflix, então corre para assistir lá, tem quase duas horas de duração! 🙂

Beijos e até mais.

Anúncios

2 comentários sobre “Falando Sobre: Jogo da Imitação

  1. Opa! Tô pra ver esse filme. Eu assisti Boyhood essa semana e escolhi ele pra fazer meu trabalho final de história da arte. Tem que analisar tanta coisa estética que eu broxo kkkk. Mas muuuito legal o post, to conhecendo o blog agora é já me amarrei! Parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s